Iniquidade de gênero e atenção à saúde no Brasil: em busca de equidade, diversidade e liderança

Autores/as

Palabras clave:

Equidade de Gênero, Política de Saúde, Profissionais de Saúde

Resumen

A equidade de gênero é reconhecida como direito fundamental do ser humano pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1948. Em 2015, a sua importância foi novamente destacada através da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável em seu objetivo número 5: “atingir a equidade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Nesse ponto, vale destacar a definição do termo “Equidade”, definido pelo Dicionário Cambridge como a “a situação em que todos são tratados de forma justa de acordo com suas necessidades e nenhum grupo de pessoas recebe tratamento especial”. A equidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, buscando atender de maneira universal às diferentes necessidades de saúde da população brasileira.

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Biografía del autor/a

Luisa Gatti-Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com período de Graduação Sanduíche no Exterior (CNPq) na University of Alberta, Edmonton, Canadá; mestra em Odontologia – área de concentração Odontopediatria – pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é doutoranda em Odontologia – área de concentração Odontopediatria – na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  CV: http://lattes.cnpq.br/9740698599310262

Saul Martins de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC–MG), mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade McGill, Montreal, Canadá. É Professor Titular do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CV: http://lattes.cnpq.br/6795697552195600

Publicado

2023-11-22

Número

Sección

Editorial