Práticas educativas de agentes comunitários de saúde: concepções e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.41185Palabras clave:
Educação em Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumen
Estudo realizado com o objetivo de analisar o modo como Agentes Comunitários de Saúde concebem e desenvolvem práticas educativas em saúde junto aos usuários, às famílias e à comunidade. Pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, realizada com Agentes Comunitários de Saúde de oito municípios da região ampliada do Norte de Minas Gerais. Foram realizados oito grupos focais, entre julho e dezembro de 2018. Os resultados evidenciaram que as compreensões dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a educação em saúde orientam o desenvolvimento de práticas que, ora apostam na repetição de informações e de recomendações sobre hábitos de vida considerados saudáveis, ora se pautam na escuta e no diálogo sobre diferentes aspectos da vida dos usuários. Identificou-se, ainda, um modo itinerante de os Agentes Comunitários de Saúde operarem com a educação em saúde nos territórios em que atuam. Considerando a descaracterização gradual e contínua das atividades desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde e resistindo aos seus desdobramentos, este artigo buscou empreender um movimento de (re)convocar para discussão a educação em saúde como atribuição orgânica dos Agentes Comunitários de Saúde, a partir da qual se busca fortalecer as práticas de prevenção de doenças e de promoção da saúde junto à comunidade.