Práticas educativas de agentes comunitários de saúde: concepções e estratégias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.41185

Palabras clave:

Educação em Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Estudo realizado com o objetivo de analisar o modo como Agentes Comunitários de Saúde concebem e desenvolvem práticas educativas em saúde junto aos usuários, às famílias e à comunidade. Pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, realizada com Agentes Comunitários de Saúde de oito municípios da região ampliada do Norte de Minas Gerais. Foram realizados oito grupos focais, entre julho e dezembro de 2018. Os resultados evidenciaram que as compreensões dos Agentes Comunitários de Saúde sobre a educação em saúde orientam o desenvolvimento de práticas que, ora apostam na repetição de informações e de recomendações sobre hábitos de vida considerados saudáveis, ora se pautam na escuta e no diálogo sobre diferentes aspectos da vida dos usuários. Identificou-se, ainda, um modo itinerante de os Agentes Comunitários de Saúde operarem com a educação em saúde nos territórios em que atuam. Considerando a descaracterização gradual e contínua das atividades desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde e resistindo aos seus desdobramentos, este artigo buscou empreender um movimento de (re)convocar para discussão a educação em saúde como atribuição orgânica dos Agentes Comunitários de Saúde, a partir da qual se busca fortalecer as práticas de prevenção de doenças e de promoção da saúde junto à comunidade.

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Biografía del autor/a

Amanda Nathale Soares, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Graduada, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Analista de Educação e Pesquisa em Saúde na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). CV: http://lattes.cnpq.br/7556664940905523

Thais Lacerda e Silva, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

Graduada em Fisioterapis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), mestra em Saúde Pública e Meio Ambiente  e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Analista de Educação e Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). CV: http://lattes.cnpq.br/8863368408396413

Érica Menezes dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e especialista em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pedagoga no Centro Pedagógico da UFMG. CV: http://lattes.cnpq.br/2926460760778336

Publicado

2024-01-26

Número

Sección

Artigos Originais