Percepção dos profissionais da Atenção Primária sobre a continuidade do cuidado no Método Canguru

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.38882

Palabras clave:

Método Canguru, Recém-Nascido Prematuro, Atenção Primária à Saúde, Cuidado, Continuidade da Assistência ao Paciente

Resumen

O Método Canguru é uma política de saúde no Brasil e propõe uma assistência humanizada aos recém-nascidos pré-termo e/ou de baixo peso e à sua família. Segundo a concepção brasileira, é desenvolvido em três etapas, sendo as duas primeiras realizadas no âmbito hospitalar e a terceira realizada no domicílio, com acompanhamento compartilhado entre a equipe hospitalar e a equipe da Atenção Primária à Saúde. O estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde em relação à continuidade do cuidado ao recém-nascido pré-termo e/ou baixo peso egresso da unidade neonatal. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, realizada com 22 profissionais da Atenção Primária que atuam no cuidado direto ao recém-nascido pré-termo e/ou baixo peso no município de Florianópolis, no período de fevereiro a março de 2020, utilizando a Análise de Conteúdo. Da pesquisa emergiram quatro categorias: Vínculo com a Família, Relacionamento Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde, Comunicação na Referência e contrarreferência e Aspectos Necessários para a Continuidade do Cuidado ao Recém-Nascido pré-termo e/ou baixo peso. Os profissionais consideram que há dificuldade na comunicação entre a atenção especializada e a Atenção Primária e sugerem capacitações a respeito do Método Canguru. Relatam, ainda, bom relacionamento interpessoal entre médicos e enfermeiros. Conclui-se que apesar das fragilidades apresentadas quanto à comunicação entre os serviços e o cuidado por vezes fragmentado, a vinculação com a estratégia saúde da família apresenta potencialidades para a manutenção da terceira etapa do Método.

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Biografía del autor/a

Juliana Silva de Oliveira Hugen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/5489937651230471

Roberta Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/6363785231091574

Thaise Alana Goronzi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Enfermagem e especialista em Saúde da Família e em Gestão da Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/5343981707104901

Margarete Maria de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/3401293565628581

Manuela Beatriz Velho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/2646106979211635

Christine Kivel, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Enfermagem e especialista em Residencia Multiprofissional em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC); mestranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/1046948792805061

Dionara Guarda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Enfermagem pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/3413064780300836

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada, mestra e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). CV: http://lattes.cnpq.br/1262736543648762

Publicado

2024-01-12

Número

Sección

Artigos Originais