Percepção dos usuários sobre a Atenção Primária à Saúde: estudo transversal em um município de grande porte
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35695Palabras clave:
Satisfação do Paciente, Avaliação em Saúde, Unidade de Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumen
O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de satisfação dos usuários da Atenção Primária em Saúde de um município de grande porte. Trata-se de um estudo transversal, do tipo censitário e com amostra por conveniência, visto que foram incluídas todas as unidades de saúde e entrevistados os usuários que estavam na sala de espera no dia da coleta e aceitaram participar da pesquisa. Toda a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, e, posteriormente, tabulada e analisada no software Stata 14.0. Os usuários relataram satisfação com a unidade e equipe, e com serviços assistenciais. Entretanto, usuários que manifestaram que trocariam de unidade caso isto fosse possível, tinham razões atribuídas à organização do cuidado e agendamento de consultas. Concluímos que a satisfação com os cuidados exercidos pelos profissionais e com o acolhimento de informações de cunho afetivo foram evidentemente altas, ao passo que a insatisfação com a organização do cuidado é aparente.