Cultura de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.35471Palabras clave:
Segurança do Paciente, Cultura Organizacional, Atenção Primária à SaúdeResumen
A segurança do paciente ainda é uma temática recente na Atenção Primária à Saúde (APS). Contudo, uma vez que os atendimentos realizados nesse nível de atenção crescem e aumentam em complexidade e quantidade de pacientes, o número de eventos adversos, também se torna frequente. Serviços que apresentam uma cultura de segurança do paciente, na qual os profissionais da área da saúde compartilham valores, atitudes e comportamentos que afetam seu potencial de apresentar erros e gerar danos, tendem a prestar um cuidado mais seguro e efetivo aos seus pacientes. Dessa forma, o presente estudo teve o objetivo de realizar um diagnóstico da cultura de segurança do paciente na APS em um município de médio porte do Rio Grande do Sul. Este é um estudo transversal realizado a partir da aplicação do questionário “Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária” com profissionais que atuam em serviços de APS. A avaliação geral da cultura de segurança do paciente no município apresentou um resultado positivo, ou seja, os profissionais percebem uma cultura favorável a um cuidado seguro dos pacientes. A dimensão “trabalho em equipe” se destacou como um ponto forte na pesquisa. Alguns pontos foram identificados como fracos, dentre eles o “treinamento das equipes de saúde”, "apoio dos gestores na segurança do paciente” e “pressão e ritmo de trabalho dos profissionais”, sendo essa identificação o primeiro passo para o aprimoramento da segurança do paciente na APS local.