Qualificação do internato curricular de alunos de medicina em gestão pública da saúde
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35387Palabras clave:
Educação Médica, Gestão em Saúde, Saúde PúblicaResumen
A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe a necessidade de formar profissionais cuja atuação fosse coerente com seus princípios. Em 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Medicina estabeleceram habilidades e competências necessárias aos médicos para concretizar esses princípios e, em 2014, incluíram a Gestão em Saúde, junto à Atenção e Educação em Saúde, como área da formação médica. O presente estudo objetivou sistematizar e qualificar o Internato Curricular de alunos de Medicina na gestão pública regional de saúde. Trata-se de um estudo de intervenção em um cenário de integração ensino-serviço, desenvolvido com 27 alunos de agosto a outubro de 2020. Os instrumentos de avaliação utilizados foram situações-problema referentes a contratos, regulação e auditoria médica e relatório de estágio. Após o estágio, observamos: aumento da capacidade em resolver questões-problema envolvendo gestão, interesse em temas menos conhecidos como contratos e auditoria médica e habilidade para sugerir propostas de superação dos nós críticos identificados. Acredita-se que a integração ensino-serviço-gestão é útil para auxiliar o desenvolvimento de competências preconizado pelas DCN, traçado pela universidade e esperado pelo SUS, nessa área.