Uso da caderneta de saúde da criança no acompanhamento do crescimento – uma revisão de escopo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35135

Palabras clave:

Saúde da Criança, Atenção Primária à Saúde, Registros de Saúde Pessoal

Resumen

O Ministério da Saúde prevê a disponibilização da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) desde 2005 a todas as crianças nascidas no Brasil. Trata-se de uma ferramenta centralizadora para a atenção integral da saúde na infância e, portanto, de um instrumento valioso para o acompanhamento do crescimento das crianças. O registro correto e completo das informações é requisito básico para que a CSC cumpra seu papel estratégico. Elegemos a revisão de escopo com o objetivo de discutir os estudos primários que analisaram quantitativamente o preenchimento dos dados sobre crescimento na CSC. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e na Biblioteca Virtual em Saúde usando os descritores “Saúde da criança” e “Registros de saúde pessoal” (em inglês, “Child Health” e “Health Records, Personal”). Além disso, foi usada a palavra-chave “Caderneta de Saúde da Criança. Foram identificados 191 trabalhos, sendo 15 artigos elegíveis para esta revisão. Os estudos observaram registro insatisfatório dos dados sobre o crescimento na CSC. O preenchimento dos gráficos de peso por idade variou entre 8,9% e 96,3%, por exemplo, revelando fragilidade no uso desse instrumento e necessidade de melhora dos registros no acompanhamento do crescimento das crianças.

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Biografía del autor/a

Sheila Lúcia Serpa Leal, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pediatra. Mestra em Saúde da Família pelo ProfSAÚDE, polo UFPB. 

Eleonora Ramos de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestra e doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).

Maria Luiza Felix Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestra em Educação Física pela UPE/UFPB.

Publicado

2022-04-05

Número

Sección

Artigos de Revisão