Desafios do acesso à saúde bucal: uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34937

Palabras clave:

Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde, Acesso Efetivo aos Serviços de Saúde, Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde, Barreiras ao Acesso aos Cuidados de Saúde

Resumen

Quando focamos o acesso da população à saúde bucal na Atenção Primária à Saúde, ficamos diante de um grande desafio, que envolve garantir um serviço de qualidade, facilitado, integral e resolutivo. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade do acesso à saúde bucal na Atenção Primária à Saúde. Para isso, foi realizada, em outubro de 2020, uma revisão integrativa da literatura por meio de artigos publicados nos últimos cinco anos, disponíveis na Biblioteca Virtual da Saúde. A estratégia de busca retornou 118 artigos, desses 16 foram incluídos. As quatro categorias que emergiram da análise foram: Avaliação do acesso aos serviços odontológicos pela população e seus desafios; O impacto do acesso à saúde bucal na qualidade de vida das pessoas; Compreensão da relação do profissional com o acesso e O uso da agenda de atividades para a melhoria do acesso aos serviços de saúde bucal. Com essa análise, concluiu-se que ainda há muitos desafios a serem vencidos para que consigamos ter um acesso efetivo de qualidade à saúde bucal na APS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Elias Duarte Rabello, Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Graduado em Odontologia pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina. Discente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família na Universidade Estadual do Amazonas. Pós-graduado em Saúde Coletiva e Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde.

Ângela Xavier Monteiro, Universidade Estadual do Amazonas - UEA

Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru (USP) . Professora Adjunta na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Docente do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Amazonas(UEA). Coordenadora Institucional do Mestrado Profissional em Saúde da Família- PROFSAÙDE -Fiocruz-UEA

Sônia Maria Lemos, Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ(2019). Professora da Universidade do Estado do Amazonas. Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (Profsaúde) e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEA. Membro da Câmara Técnica da CIRHRT/CNS.

Elizabeth Teixeira, Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Enfermeira. Doutora em ciências. Professora titular apontada da UEPA. Professora Visitante da UEA. Lider da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais- RETE.

Eduardo Jorge Sant’Ana Honorato, Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

Psicólogo. Doutor em Saúde Pública: Saúde da Criança e da Mulher pela FIOCRUZ. Pós-doutorando Medicina Tropical com ênfase em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites virais na Fundação de Medicina Tropical - FMT/AM. Especialista em Saúde da Família (UFSC). Docente de Produção e Uso de Tecnologias Educacionais (UFSCAR) e de  Epidemiologias e Vigilância em Saúde (Unyleya). Especialista em Saúde Mental (Unyleya).

Publicado

2022-04-05

Número

Sección

Artigos de Revisão

Artículos más leídos del mismo autor/a