Visitas domiciliares e diagramação familiar na Atenção Primária à Saúde: reflexões de estudantes participantes do PET-Saúde Interprofissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34915Palabras clave:
Educação Interprofissional, Educação superior, Atenção primária à saúdeResumen
Objetivo: Descrever as reflexões de graduandos participantes do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) sobre a experiência de inserção na Atenção Primária em Saúde por meio da realização de visitas domiciliares e diagramação familiar. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida em município do interior do estado de Mato Grosso, que teve por população estudantes de cursos de graduação em saúde participantes do PET-Interprofissionalidade. Resultados: Participaram da pesquisa oito estudantes distribuídos entre os cursos de biomedicina, educação física, enfermagem e farmácia com idade entre 19 e 34 anos, a maioria do sexo feminino. A partir da análise dos achados surgiram três categorias: percepções sobre as visitas domiciliares, reflexões sobre a diagramação familiar para o trabalho na atenção primária em saúde e aprendizagem compartilhada e trabalho em equipe. Considerações finais: O desenvolvimento das atividades demostrou positivos resultados frente a imersão na comunidade e no trabalho em equipe, consistiu em incentivo para a formação de profissionais mais humanizados e qualificados.