Método clínico: como ser profissional de saúde no século XXI
Palabras clave:
Profissional de saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde, Procedimentos ClínicosResumen
Quando entramos na graduação de profissões da saúde, nosso principal objetivo é nos tornarmos profissionais. Logo ao chegar à faculdade, ainda nos primeiros dias, percebemos que o ensino é fundado nas ciências da saúde e não no exercício das profissões. E mesmo quando chegamos ao final da formação, constatamos, ainda, que a escola não nos prepara para exercermos a profissão. Tudo parece funcionar como um curso de ciclismo, cujo principal objetivo é transformar a pessoa num bom ciclista. Estudamos, em sequência temporal, os mínimos detalhes dos materiais usados na fabricação de bicicleta; das tintas utilizadas; da física do movimento escalar e circular, necessários para pedalar; das posições e posturas corporais para o ciclismo; dos tipos de ciclismos existentes; e da relação humana, social e política que a prática de ciclismo envolve. Todos podemos perceber que, alguém que não saiba andar de bicicleta, que frequente com assiduidade e interesse esse curso, ao se graduar com notas excelentes, vai pegar uma bicicleta, tentar andar e cair. Há alguma dúvida?