Profissionalismo médico como competência formativa: evidências no currículo e nos significados atribuídos por alunos do internato em Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.34726Palabras clave:
Profissionalismo, Educação Médica, Internato e Residência, Estratégia Saúde da FamíliaResumen
Profissionalismo médico (PM) compreende o exercício da medicina considerando ciência, consciência e excelência. Objetivou-se, neste artigo, descrever como o PM se apresenta no currículo médico e reconhecer o universo semântico dos internos de medicina sobre o tema. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada mediante aplicação de questionário a 55 alunos do internato em Saúde da Família de um curso sediado no estado do Ceará, Brasil, e análise do projeto pedagógico do curso (PPC). O PPC foi explorado quanto aos domínios do PM; as palavras expressas pelos estudantes foram processadas pelo software IRaMuTeQ por análise prototípica e de similitude, com discussão à luz da Matriz de Competências do Profissionalismo Médico no Brasil. Competência cultural e compromisso com a competência técnica se destacaram, enquanto que os demais domínios foram identificados como incipientes. Os estudantes atribuíram significados de PM associados à ética (f=39; OME=2,1), à empatia (f=21; OME=2,4) e à responsabilidade (f=17; OME=2,3). O Profissionalismo Médico revelou-se fragmentado no currículo e refletiu universos semânticos em elaboração, elucidando a necessidade de estimular essa competência na formação dos graduandos.