A sala de espera utilizada como espaço de Promoção à Saúde em Unidades de Saúde da Família
Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Cuidados primários à saúde, Perspectiva do paciente, Participação do paciente, Educação em SaúdeResumen
A Promoção da Saúde é definida pela Organização Mundial da Saúde como “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”. Nesse sentido, um dos recursos para desenvolver ações que visem à promoção da saúde é a abordagem à comunidade na sala de espera, no aguardo da assistência profissional, possibilitando acesso ao conhecimento necessário para busca e manutenção de melhor qualidade de vida. Como objetivos, buscou-se descrever os benefícios da promoção de saúde nas salas de espera das unidades de saúde da família e evidenciar a importância dessas práticas. Como metodologia, efetuou-se uma busca dos artigos, realizada no período de agosto a setembro de 2020. Foram lidos os títulos e resumos dos trabalhos, excluindo os que não correspondiam ao objetivo geral desta revisão, bem como teses, livros e editoriais. Durante o processo de leitura acurada desses artigos, foram considerados 16 trabalhos que atendiam a todos os critérios de inclusão especificados pelos autores. Como resultados e discussão, temos que a sala de espera é um território dinâmico, com mobilização de diferentes pessoas pela espera de atendimento. Os aspectos que tangem os benefícios relacionados às práticas de educação em saúde, utilizando-a como meio, promovem interação entre pacientes e profissionais de saúde, facilitando o vínculo e aumentando o grau de confiabilidade, resultando em maior adesão às medidas preventivas. As práticas proporcionam participação, responsabilidade social, geram autonomia, mudança de comportamento e estilo de vida. Em conclusão, a organização e o desenvolvimento da sala de espera representam um desafio, exigindo intensa preparação. O ambiente da sala de espera fornece ao profissional uma oportunidade de utilizá-lo como ferramenta para prestar atendimento humanizado, qualificando os serviços de saúde, onde será permitido o conhecimento das reais necessidades da população, bem como busca por soluções para melhor qualidade de vida.