O “ser homem” nos serviços oferecidos pela Estratégia Saúde da Família: olhar do usuário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.33185

Palabras clave:

Saúde do Homem. Estratégia Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde.

Resumen

O trabalho buscou identificar o conhecimento do usuário e suas propostas acerca da oferta de serviços específicos à saúde do homem na Atenção Básica, tema de poucos estudos publicados. Foram entrevistados 101 homens nas 14 equipes da Estratégia Saúde da Família da zona urbana de um município do Estado de Minas Gerais. Utilizou-se a técnica de Análise Temática. Identificou-se insatisfação com o tempo de espera para o atendimento, marcação de consultas; falta de empatia dos profissionais de saúde; criticou-se a ausência de ações de promoção à saúde, divulgação de campanhas, falhas na administração pública e busca ativa para serviços em saúde do homem; a questão de gênero refletiu o contexto social do “ser homem”, sendo o serviço de saúde tradicionalmente organizado na perspectiva materno-infantil, o que marginaliza o público-alvo e não contempla as dimensões da masculinidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angeline Baptista, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Graduada pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Caio Pupin Rosa, Universidade Federal da Alfenas (UNIFAL)

Graduado pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Isabella Pereira Pavan, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Graduada pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Simone Albino da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Flávio Bittencourt, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Matemático. Doutor em Engenharia Agrícola, professor do Departamento de Estatística da UNIFAL-MG. Docente do Curso de Medicina da UNIFAL-MG.

Publicado

2021-11-05

Número

Sección

Artigos Originais