Avaliação da prescrição e perfil de utilização de medicamentos antimicrobianos pela rede pública municipal de saúde de Encanto, RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.28889

Palabras clave:

Farmacoepidemiologia, Uso racional de medicamentos, Atenção primária à saúde

Resumen

Os antimicrobianos são uma classe de medicamentos capaz de inibir ou matar bactérias, fungos e protozoários mediante interações com estruturas dos micro-organismos. A crescente resistência microbiana a esses medicamentos decorrente de seu uso indiscriminado se constitui como um dos problemas de saúde pública mais relevantes da atualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a prescrição e o perfil de utilização de antimicrobianos na Farmácia Básica de Encanto/RN. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo do tipo descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado no período de julho de 2018 a janeiro de 2019. Foram entrevistados 100 usuários selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram a prevalência de pessoas do sexo feminino (70%), casadas ou em união estável (66%), com faixa etária entre 31 e 60 anos (60%).  A maioria dos entrevistados tinham baixa escolaridade (45%) e renda familiar de um salário mínimo (41%). Os antimicrobianos dispensados com maior frequência foram amoxicilina (34,6%), ciprofloxacino (25,0%) e azitromicina (22,1%). Com relação às inconformidades das prescrições, 38% apresentaram falta de dados, sendo a mais recorrente a ausência da duração do tratamento. Foram identificadas possíveis interações medicamentosas em 9% das prescrições. Os resultados apresentados evidenciam a importância da atuação do farmacêutico na farmácia comunitária, tanto na sensibilização dos prescritores com relação à escolha e prescrição adequada destes medicamentos quanto na orientação dos pacientes com vistas à promoção do uso racional de antimicrobianos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Clébison Chaves Lopes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós-graduando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Centro Universitário Dom Pedro II. Farmacêutico na Farmácia Básica do município de Itaú-RN. 

Fernando de Sousa Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Docente da Universidade Federal de Campina Grande, mestre e doutor em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade.

Publicado

2021-10-18

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a