Avaliação da integralidade da atenção primária à saúde de crianças e adolescentes com HIV: experiência dos profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16752

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, HIV

Resumo

Objetivo: Avaliar o atributo integralidade da Atenção Primária à Saúde, com foco em crianças e adolescentes vivendo com HIV, na experiência de profissionais, comparando unidades dos modelos tradicional e Estratégia Saúde da Família (ESF). Método: Estudo transversal com 527 profissionais em 25 municípios de procedência da população em acompanhamento em serviço especializado no Rio Grande do Sul (Brasil). Entrevistas desenvolvidas de março a agosto de 2014, com o instrumento Primary Care Assessment Tool-Brasil. Resultados: Somente a ESF alcançou alto escore geral (7,42), inclusive para serviços disponíveis (7,18) e prestados (7,67). Variáveis que contribuíram para o alto escore: clínico geral (p =  0,05), ≤ 15 anos/formação (p = 0,001) e pós-graduação (p < 0,001). Conclusão: A atenção primária é capaz de oferecer atenção integral a crianças e adolescentes que vivem com HIV. É necessária superação das unidades do modelo tradicional, incentivo à pós-graduação dos profissionais e manutenção de um vínculo empregatício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Raquel Einloft Kleinubing, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada no Departamento de Enfermagem e Docente no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada no Departamento de Enfermagem e Docente no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2020-06-22

Edição

Seção

Artigos Originais