O trabalho em equipe multiprofissional na Residência: a perspectiva dos residentes multiprofissionais

Autores/as

  • Natália Gualberto Assunção Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo
  • Lívia Módolo Martins Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP – USP https://orcid.org/0000-0002-9745-4273

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16664

Palabras clave:

Políticas Públicas, Residência, Equipe de Saúde, Atenção Primária de Saúde

Resumen

Mudanças no contexto das políticas públicas desencadearam transformações nas práticas de atenção em saúde por meio da reorganização do sistema de saúde e formação de profissionais para atuação no setor. A Residência apresenta-se como uma das ferramentas para formação de profissionais de saúde, enfatizando cuidado integral e trabalho em equipe. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção de residentes multiprofissionais sobre trabalho em equipe na APS; e apreender suas perspectivas acerca de sua inserção nas equipes de APS, na Residência. Utilizou-se análise de conteúdo dedutiva (Bardin, 2010), que é uma ferramenta para análise de dados que visa interpretar um material de caráter qualitativo, descrevendo o conteúdo manifesto nas comunicações. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com quatorze residentes, que atuam em Unidades de Saúde da Família, de Ribeirão Preto, São Paulo. Definiram-se quatro categorias temáticas para análise e discussão. Foram realizados apontamentos sobre formação na graduação e na Residência Multiprofissional para o trabalho em equipe na APS; reflexões sobre concepções e desafios do trabalho em equipe, e da inserção desses residentes nas equipes de APS, na Residência. Evidenciou-se que os residentes apresentam visão ampla sobre o trabalho em equipe, especialmente acerca do cuidado integral dos usuários, contemplando os profissionais, que se beneficiam da troca de experiência proporcionada por ações conjuntas. A Residência tem sido cenário importante de formação para profissionais de saúde, propiciando trocas e vivências práticas conjuntas. A pesquisa também propiciou espaço para reflexão sobre própria atuação e movimentos que podem ser dados visando melhorias no trabalho em equipe na APS.

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Biografía del autor/a

Natália Gualberto Assunção, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Psicóloga pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Residência em Psicologia – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto. Mestranda pelo Programa de Gestão da Clínica – Universidade Federal de São Carlos.

 

Lívia Módolo Martins, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP – USP

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP-USP (2017). Mestra em Ciências – Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP (2014). Bacharel em Enfermagem – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP-USP (2008). Enfermeira da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP – USP – Núcleo de Saúde da Família III - Profa. Dra. Célia de Almeida Ferreira (2015-até o presente momento). Enfermeira do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto - HSTRP (2014 - Até presente momento). 

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Artigos Originais