O trabalho na Estratégia Saúde da Família: organização para atendimento ao indivíduo com comportamento suicida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.16618

Palabras clave:

Saúde mental, Atenção primária à saúde, Tentativa de suicídio

Resumen

O tem como objetivo avaliar o processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família no atendimento ao indivíduo com comportamento suicida. Pesquisa qualitativa avaliativa, com a utilização do método Avaliação de Quarta Geração, com a utilização do referencial de processo de trabalho de Karl Marx. Encontrou-se a organização do atendimento, o trabalho em equipe no território, as tecnologias de cuidado, como a escuta, o vínculo e a horizontalidade nas relações profissionais ao abordar o tema do suicídio. O cuidado ao indivíduo com comportamento suicida é essencial na atenção básica, onde os profissionais estão no território, na construção de estratégias de cuidado a partir dos contextos de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eglê Rejane Kohlrausch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Agnes Olschowsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Titular do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Aline Basso da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Fabiane Machado Pavani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestra em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2021-06-23

Número

Sección

Artigos Originais