VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA MULHERES USUÁRIAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores/as

  • Vitória de Barros Siqueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • Islanne Soares Leal Universidade de Pernambuco.
  • Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes Universidade de Pernambuco
  • Rosana Alves de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria Elda Alves de Lacerda Campos Universidade de Pernmbuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2018.v21.16379

Palabras clave:

Violência contra a mulher, Atenção Primaria à Saúde, Fatores socioeconômicos

Resumen

Objetivo: Descrever a ocorrência da violência psicológica contra a mulher usuária da Atenção Primária à Saúde no município de Petrolina/PE e os fatores associados. Métodos: Estudo transversal, com 392 usuárias da Atenção Primária à Saúde. Foram realizadas entrevistas com mulheres de idade igual ou superior a 18 anos. Lançou-se mão da distribuição de frequência com intervalo de confiança assumindo a distribuição Binomial, testes Qui-Quadrado de Pearson e/ou Exato de Fisher e regressão logística binária. Adotou-se significância de 5%, confiança de 95%. Resultados: Foram entrevistadas 392 mulheres observando-se prevalência de 37,8% de violência psicológica. A maioria dos eventos ocorreu em domicílio, com agressores conhecidos. Fatores associados a ocorrência da violência psicológica foram a faixa etária e a escolaridade sendo significativo em mulheres mais jovens e com nível superior. Estas características aumentaram a chance de sofrer violência psicológica. A associação entre as características sociodemográficas e econômicas e o agressor apontou uma maior ocorrência em mulheres com filhos assim como uma maior participação do parceiro íntimo na agressão de mulheres com faixas etárias maiores. Conclusão: A ocorrência da violência psicológica perpetrada por conhecidos predominou e alguns fatores sociais apresentaram-se relacionados ao aumento da chance da ocorrência da violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitória de Barros Siqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Mestre em Ciências com ênfase em Sociedade, Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco- Campus Petrolina (2012) e especialização em Saúde Pública pela Universidade Norte do Paraná(2016). Professora Assistente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco das disciplinas Práticas do Cuidar I e II.

Islanne Soares Leal, Universidade de Pernambuco.

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco.

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil(2014). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco , Brasil

Rosana Alves de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira. Mestrado em ENFERMAGEM pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil(2015). Professor Assistente A da Universidade Federal do Vale do São Francisco , Brasil.

Maria Elda Alves de Lacerda Campos, Universidade de Pernmbuco

Mestrado Profissional em MESTRADO PROFISSIONAL DE VIGILÂNCIA SOBRE SAÚDE pela Universidade de Pernambuco, Brasil(2009). Enfermeira Sanitarista do Secretaria Estadual de Saúde , Brasil. Professor Assistente da Universidade de Pernambuco , Brasil.

Publicado

2019-01-30

Número

Sección

Artigos Originais