VISITA DOMICILIAR NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SEGUNDO A POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO: ANÁLISE REFLEXIVA
Palabras clave:
Visita Domiciliar, Estratégia de Saúde da Família, Ensino, Humanização,Resumen
Trata-se de uma análise reflexiva sobre a visita domiciliar como estratégia pedagógica para estudantes universitários da área da saúde na formação da atenção humanizada, apoiando-se em revisão bibliográfica. A análise foi conduzida a partir de três eixos temáticos: os modelos assistenciais e gerenciais à luz da Política Nacional de Humanização, o processo de formação dos profissionais voltados para a humanização, e a importância da visita domiciliar como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem da assistência humanizada. Embora a visita domiciliar seja uma prática antiga nos serviços de saúde, ela ainda não está totalmente implantada no cotidiano do processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família. Isso se deve às dificuldades em operar mudanças no modelo assistencial e gerencial, que historicamente preconizou uma abordagem individual, curativista e assistencialista, assim como, ao despreparo das equipes de saúde da família e dos futuros profissionais na realização de visitas domiciliares, como instrumento de abordagem familiar, na prevenção e na promoção à saúde e como prática transformadora para a assistência humanizada.Descargas
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Publicado
2017-02-21
Número
Sección
Artigos de Revisão