TENDAS DO AFETO COMO UM ‘CORAÇÃO’ EM PULSAÇÃO POPULAR NA EXTENSÃO EM SAÚDE

Autores/as

  • Michele Neves Meneses Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura Municipal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-0933-7051
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Aurélio Lemões Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Antunes Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande.
  • Neidi Regina Friedrich Coletivo Povaréu Sul
  • Vanda Maria da Rosa Jardim Universidade Federal de Pelotas
  • Celmira Lange universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

extensão em saúde, educação popular, afeto

Resumen

Na contemporaneidade vivemos processos educativos com dificuldades de articulação do conhecimento acadêmico com o saber popular, que pode ser e acontecer, de forma indissociada. Educadores e educadoras populares tem se ocupado de trabalhar nesta conexão, em que um transforme o outro. Para isso podem usar de mecanismos na extensão, como tem sido as Tendas do Afeto Popular. Deste modo, objetiva-se compartilhar dos movimentos do afeto nas Tendas, como dispositivo neste trabalho e de encontro. A metodologia é de relato do vivido como uma experiência significativa, que apresenta a dinamicidade da Tenda do Afeto, das mesmas como dispositivo popular de extensão universitária e das Tendas na extensão como um ‘coração’ em pulsação popular. Por fim, considera-se que as Tendas de Afeto Popular tem sido um dispositivo com potência nas atividades de extensão em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michele Neves Meneses, Secretaria Municipal da Saúde Prefeitura Municipal do Rio Grande

Michele Neve Meneses, Enfermeira. Educadora Popular. Militante do SUS. Especialista em Gestão em Saúde - UFRGS.  Especialista em Dependência Química – FURG. Especialista em Vigilância Ambiental em Saúde – UFRJ. Enfermeira do Município do Rio Grande, RS. Professora do Curso de Enfermagem Faculdades Anhanguera. Participante do VEPOP Extremo Sul 2006-2007. Integrante do Coletivo Povaréu Sul.

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga, Enfermeira, Sanitarista. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – Unijuí/UFRGS. Mestre em Educação nas Ciências – Unijuí, na linha de pesquisa de Educação Popular. Estudante de Filosofia e doutoranda em Ciências: práticas sociais em saúde e enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, bolsista CAPES, participante de edições de VER_SUS em Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas. Integrante do Coletivo Povaréu Sul e de Vivências, Estágios e Movimentos no SUS – VIVER_SUS.

Marcos Aurélio Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro, Especialista em Gestão em Saúde-UFRGS, doutorando do programa de Pós-Graduação Enfermagem-UFPel. Bolsista CAPES, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo Saúde Doença- Medicina Interna, FURG. Participante de edições de VER SUS Região Noroeste-Ijuí -RS 2006; VEPOP Extremo Sul 2006-2007 e Pelotas. Integrante do Coletivo Povaréu Sul.

Roberta Antunes Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande.

Enfermeira, Mestre em enfermagem - UFPel. Professora do Curso Técnico em Enfermagem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande. Participante no VER SUS 2004 Pelotas. Integrante do Coletivo Povaréu Sul.

Neidi Regina Friedrich, Coletivo Povaréu Sul

Enfermeira, Doutora em Educação - UFRGS

Vanda Maria da Rosa Jardim, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem – UFSC

Celmira Lange, universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. doutora em enfermagem. Docente do Programa de Pós Graduação enfermagem. UFPel.

Publicado

2016-06-28

Número

Sección

Relatos de Experiência