O DESENVOLVIMENTO DO PET-SAÚDE NA PERCEPÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS
Palabras clave:
Ensino, Serviços de Saúde para Estudantes, Formação de Recursos Humanos, Atenção à SaúdeResumen
Visando mudanças articuladas entre a forma de ensinar e de cuidar, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema) foi contemplada com nove propostas para Saúde da Família, duas de Vigilância à Saúde e uma para Saúde mental. No presente estudo, propõe-se verificar os resultados obtidos bem como a percepção dos sujeitos envolvidos nesse processo. Trata-se de um estudo que se utiliza de análise documental, bem como das modalidades de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam para avanços na formação e na qualificação profissional para trabalhar em consonância com os pressupostos do Sistema Único de Saúde (SUS), no preparo para trabalhar em grupo e com grupos e para a utilização do método científico na prática cotidiana. No entanto, consideram-se fragilidades na gestão e organização dos serviços, falta de comprometimento de alguns integrantes, além da necessidade de avançar no desenvolvimento de ações junto à comunidade e na sua institucionalização. Considera-se que o PET-Saúde contribui para um novo olhar para a formação e cuidado em saúde, no entanto, ainda se coloca a necessidade de ampliação e consolidação de diretrizes, com vistas a trilhar uma trajetória diferenciada.