ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO DIAGNÓSTICO E NO TRATAMENTO DO HERPES GENITAL, NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores/as

  • Leidiléia Mesquita Ferraz
  • Ana Cláudia Sierra Martins

Palabras clave:

Herpes Genital. DST. Enfermeiro.

Resumen

O Herpes Genital é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), que acomete milhares de pessoas, sendo considerada um problema de saúde pública, no Brasil. A Abordagem Sindrômica é uma ferramenta importante para a realização do diagnóstico precoce e tratamento, sendo utilizada pelo enfermeiro, durante a Consulta de Enfermagem, na Atenção Primária à Saúde (APS). Os objetivos do presente trabalho foram destacar a atuação do enfermeiro no diagnóstico e no tratamento do Herpes Genital, enfatizar o uso da Abordagem Sindrômica e destacar a importância da Consulta de Enfermagem para a aplicação desta Abordagem. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Concluiu-se que interromper a cadeia de transmissão, assim como desenvolver estratégias de prevenção, tratamento e aconselhamento é essencial no acompanhamento do portador do Herpes Genital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leidiléia Mesquita Ferraz

Graduada no Curso de Enfermagem, da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora/MG. Especialista no Curso de Enfermagem do Trabalho na FACREDENTOR/RJ. Pós Graduada no Curso Programa da Saúde da Família na Universidade Gama Filho de Belo Horizonte/MG.Pós Graduando no Curso de Gestão Pública em Organizações em Saúde.UFJF. enfleidi@gmail.com.

Ana Cláudia Sierra Martins

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro. Pós graduada em Administração Hospitalar - UNAERP; Enfermagem Obstétrica - UFJF; Getão Materno-Infantil - FIOCRUZ; gRADUADA EM eNFERMAGEM UFJF.
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Intensiva; Docente na Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora/MG

Publicado

2014-11-12

Número

Sección

Artigos Originais