A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM E DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Quintila Garcia Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luana Dantas Vale Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Flávio Pereira de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ismael de Mendonça Azevedo Instituto Nordeste Cidadania
  • Cecília Nogueira Valença Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

administração, enfermagem, gerência, saúde coletiva

Resumen

Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante uma atividade denominada captação da realidade de uma unidade básica de saúde da família à luz da teoria clássica da administração. Método: a atividade decorreu da disciplina Processo Gerenciar da Enfermagem, ministrada no quinto período do curso de Graduação em Enfermagem - UERN. Foi realizada em setembro de 2010 em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do município de Caicó/RN, lançando-se mão da observação, de roteiro norteador baseado no referencial metodológico de Egry e de conversas com profissionais da UBSF. Resultados: no espaço da referida UBSF, é possível identificar diversas características da Teoria Clássica. No entanto, certas características da teoria que poderiam contribuir positivamente com o funcionamento da unidade não foram observadas. Conclusão: a captação da realidade proporcionou ao estudante de enfermagem a oportunidade de perceber aspectos práticos da teoria clássica da administração nos serviços de saúde e no âmbito da equipe de enfermagem.

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Biografía del autor/a

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem (8º Período), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil. Bolsista PIBIC/CNPq (vigências 2010-2011 e 2011-2012). Integrante do grupo de pesquisa “A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”.

Quintila Garcia Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem (8º Período), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa “A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”.

Luana Dantas Vale, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem (8º Período), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil. Bolsista/Voluntário PIBIC/UERN (vigência 2011-2012). Integrante do grupo de pesquisa “A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”. 

Flávio Pereira de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem (8º Período), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil.

Ismael de Mendonça Azevedo, Instituto Nordeste Cidadania

Administrador. Formado pela Universidade Estadual da Paraíba, (UEPB), Campus Campina Grande, Campina Grande-PB, Brasil. Assessor Coordenador do Programa de Microcrédito Urbano CredAmigo do Banco do Nordeste S/A em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Mossoró-RN, Brasil.

Cecília Nogueira Valença, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda do programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó, Caicó-RN, Brasil.

Publicado

2014-04-02

Número

Sección

Relatos de Experiência