A SIMBOLOGIA DO MEDICAMENTO PARA HIPERTENSOS ACOMPANHADOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores/as

  • Geandra Batista Lima Nunes Fundação Municipal de Saúde de Teresina
  • Lídya Tolstenko Nogueira Universidade Federal do Piauí
  • José Ivo dos Santos Pedrosa Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Preparações Farmacêuticas, Hipertensão, Cultura.

Resumen

Trata-se de uma minietnografia, com o objetivo de analisar as representações simbólicas dos medicamentos para os hipertensos. Os informantes foram 15 pessoas portadoras de hipertensão arterial e acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família.  Realizou-se a pesquisa através de entrevistas, observações participantes e registros em diário de campo. Da análise, utilizando a hermenêutica dialética, emergiram três categorias com representações simbólicas de soberania, de poder de cura e de ausência de riscos, que colocam o medicamento, enquanto objeto social, em uma posição de determinante de um bom estado de saúde. Conclui-se que a crítica, o entendimento do processo terapêutico e a valorização da cultura e da subjetividade não vêm sendo estimulados e/ou realizados devido ao reducionismo biomédico e à hegemonia deste modelo junto à sociedade.

Descritores: Preparações Farmacêuticas; Hipertensão; Cultura.

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Biografía del autor/a

Geandra Batista Lima Nunes, Fundação Municipal de Saúde de Teresina

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, Professora do Centro de Ensino Unificado de Teresina-CEUT e Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Teresina -PI.

Lídya Tolstenko Nogueira, Universidade Federal do Piauí

: Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora da Graduação em enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

José Ivo dos Santos Pedrosa, Universidade Federal do Piauí

Médico. Doutor em Saúde Coletiva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Publicado

2012-08-07

Número

Sección

Artigos Originais

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