ESTRUTURANDO AÇÕES DE ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores/as

  • Regina Rigatto Witt UFRGS
  • Carmen Lúcia Mottin Duro UFRGS
  • Rafael Frigotto Henrique UFRGS

Palabras clave:

Tutoria. Educação em enfermagem. Atenção primária à saúde.

Resumen

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde instituído pelo Ministério da Saúde e da Educação propõe a interlocução entre a Universidade e o Serviço de Saúde, com a formação de grupos de aprendizagem tutorial compostos de professores, profissionais de saúde e estudantes. Foi implementado em Porto Alegre no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF). Apresenta-se um relato de experiência, descrevendo a trajetória percorrida pelos professores da enfermagem, na função de tutoria. As situações da prática e os subsídios teóricos possibilitaram a instrumentalização das alunas de enfermagem para o trabalho na atenção básica individual e coletiva das políticas de saúde. O maior desafio foi a organização do grupo de aprendizagem tutorial a partir da mudança de atitude dos professores/tutores, dos preceptores/enfermeiros e dos monitores/alunos de graduação em enfermagem. Esta experiência contribuiu para o objetivo de consolidar um Distrito Docente-Assistencial da área da Saúde da universidade, assim como para reorientar o ensino e as práticas de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde.

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Biografía del autor/a

Regina Rigatto Witt, UFRGS

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da UFRGS

Carmen Lúcia Mottin Duro, UFRGS

Mestre em Enfermagem, Professor Assistente da Escola de Enfermagem da UFRGS

Rafael Frigotto Henrique, UFRGS

Acadêmico de Enfermagem. Bolsista de iniciação científica PBIC CNPq/UFRGS.

Publicado

2012-11-10

Número

Sección

Relatos de Experiência

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