INTER-RELAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS ALIMENTARES E O GRAU DE CONHECIMENTO EM NUTRIÇÃO DAS FAMÍLIAS RESIDENTES EM DUAS COMUNIDADES DE RISCO EM FORTALEZA- CE.
Palabras clave:
higiene dos alimentos, hábitos alimentares e inter-relação.Resumen
OBJETIVO: Relacionar as práticas alimentares e o nível de conhecimento em nutrição das famílias residentes em duas comunidades de risco em Fortaleza-CE.
MÉTODOS: Entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, realizaram-se entrevistas com aplicação de questionários estruturados. Na execução da pesquisa foi entrevistado o responsável presente no momento da abordagem, conforme a amostragem não probabilística intencional. Fizeram parte da amostra 177 famílias, 86 da Comunidade Maravilha e 91 do Planalto Universo. Os questionários continham perguntas sobre práticas alimentares e conhecimento nutricional.
RESULTADOS: No que diz respeito ao conhecimento nutricional, houve alto índice de erro em diversos aspectos investigados. Quando analisadas as práticas alimentares, foi significativo o consumo diário de leite, carnes, frutas e verduras, evidenciando também os elevados índices de consumo diário de açúcares, doces, lipídios, massas e sal. Apesar disso, não houve relação entre os conhecimentos nutricionais e as práticas alimentares.
CONCLUSÃO: As análises estatísticas não inter-relacionaram o conhecimento em nutrição com as práticas alimentares das famílias. Incentivos a uma alimentação adequada a partir dos hábitos alimentares e educação nutricional apresenta-se como uma alternativa para mudar esse aspecto na saúde da população. Percebe-se a necessidade de estudos mais específicos sobre os fatores que influenciam as práticas alimentares em populações de baixa renda com as mesmas características das populações estudadas.