PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ACOLHIMENTO, EDUCAÇÃO PARA SAÚDE E AVALIAÇÃO PÓS-PARTO EM GRUPO DE PUÉRPERAS

Autores/as

  • Nayra Dantas Cardoso
  • Audrey Vidal Pereira Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Acolhimento. Educação em Saúde. Período Pós-parto. Grupo Social.

Resumen

Este artigo tem a intenção de refletir sobre a participação de mulheres em um grupo de puérperas, realizado por equipe multidisciplinar numa Policlínica de Saúde, no município de Niterói-RJ; identificar os motivos que levaram essas mulheres a participarem e analisar a visão das mesmas sobre este espaço. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, as falas das entrevistadas foram submetidas à Análise de Conteúdo, segundo Bardin1. As mulheres dizem que esta atividade realizada após o parto é importante e necessária, sendo um espaço de aprendizado, diálogo, retirada de dúvidas, desmistificação de crenças, formação de vínculo e troca de conhecimentos e experiências. Avaliam que o grupo apresenta caráter positivo, tanto que ressaltam a necessidade de estimular a participação paterna, sinalizando reflexões sobre relações de gênero. Assim, encontros coletivos nesse momento podem contribuir para diminuir a mortalidade materna e neonatal, além de melhorar a atenção à saúde e a qualidade de vida.

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Biografía del autor/a

Audrey Vidal Pereira, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Especialista em Enfermagem Obstétrica (UFF) e Gestão em Saúde da Família (FEN-UERJ/IMS-UERJ). Professor Assistente II do Departamento Enfermagem Materno-Infantil da Universidade Federal Fluminense. Área: Atenção Básica / Saúde da Mulher. auviprof@yahoo.com.br. Rua Dr. Celestino Nº. 74 – Centro – Niterói-RJ. Cep.: 24020-091.

Publicado

2010-11-15

Número

Sección

Artigos Originais

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