Os desafios da Atenção Básica enquanto coordenadora do cuidado na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica, Pessoas com Deficiência, Sistema Único de Saúde

Resumo

A Política Nacional de Atenção Básica define este nível de atenção à saúde como contato preferencial do usuário com o Sistema Único de Saúde (SUS) e como coordenador do cuidado na rede de serviços. As diretrizes para organização das Redes de Atenção à Saúde como arranjos organizativos de ações e serviços, que articulados entre si, visam promover a integralidade do cuidado, endossaram o papel da Atenção Básica enquanto ordenadora, eixo estruturante e centro de comunicação nas Redes de Atenção à Saúde, atributos tidos como primordiais para superar a fragmentação no SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ralf Braga Barroso, Universidade de São Paulo (USP)

Fisioterapeuta. Doutorando em Ciências da Reabilitação, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (USP). Supervisor de estágio em Fisioterapia na Atenção Básica no curso de Graduação em Fisioterapia (USP)

Ana Carolina Basso Schmitt, Universidade de São Paulo (USP)

Fisioterapeuta. Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Fisioterapia, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Editorial