Orientação medicamentosa ao paciente em situação de analfabetismo: um relato de experiência

Authors

  • Vivian Costa Morais de Assis Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) https://orcid.org/0000-0003-1135-1976
  • Bruna Calado Pena Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Keywords:

Letramento em Saúde, Conhecimento do Paciente sobre a Medicação, Alfabetização, Atenção Primária à Saúde, Bulas para o Paciente

Abstract

Em Belo Horizonte (BH)/MG, no Aglomerado da Serra, há o Centro de Saúde (CS) São Miguel Arcanjo (SMA), que oferece acesso à saúde a inúmeros moradores analfabetos. Essa realidade é um desafio da Atenção Primária em Saúde (APS) em relação a esses moradores, pois mesmo sendo eficaz o acesso físico ao CS, a diminuta compreensão individual acerca dos cuidados com a saúde impede a completa acessibilidade ao serviço. Objetivou-se relatar a experiência de uma orientação medicamentosa à paciente analfabeta, realizada por acadêmicos de Medicina. Trata-se de um estudo descritivo, modalidade relato de experiência, realizado em CS em BH/MG, em 2019. No segundo semestre de 2019, uma paciente analfabeta se dirigiu ao CS-SMA, com um quadro ativo de Herpes Zóster. Ela foi acolhida pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e passou por consulta, na qual a médica, percebendo a dificuldade da paciente, solicitou um auxílio na orientação da posologia antiviral (aciclovir: 4 comprimidos, de 4 em 4 horas) e do uso de analgésicos pela paciente, aos acadêmicos de Medicina da disciplina de Práticas de Saúde Coletiva II da FCMMG, que eram estagiários do CS. A estratégia dos alunos foi desenvolver uma caixa específica para os medicamentos da paciente, que possuía cores para cada turno do dia, bem como adesivos e desenhos, indicando o momento de tomar cada medicamento. Durante essa ação, a paciente se mostrou envergonhada, porém, demonstrou muita gratidão pela ajuda. Em conclusão, a intervenção dos acadêmicos, com uso de recursos visuais para pacientes analfabetos, foi essencial para a efetividade do tratamento da paciente, ao otimizar as ações habituais da ESF, com a introdução de uma metodologia que não vinha sendo empregada. Para os alunos, essa vivência contribuiu para a melhor compreensão do processo saúde e doença e aprendizado prático do olhar integral e humanizado à pessoa atendida.

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Author Biographies

Vivian Costa Morais de Assis, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais- BH/MG. 

Bruna Calado Pena, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Médica especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Odilon Behrens- BH/MG. 

Published

2021-06-01

Issue

Section

Resumos