Orientação medicamentosa ao paciente em situação de analfabetismo: um relato de experiência

Autores

  • Vivian Costa Morais de Assis Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) https://orcid.org/0000-0003-1135-1976
  • Bruna Calado Pena Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Conhecimento do Paciente sobre a Medicação, Alfabetização, Atenção Primária à Saúde, Bulas para o Paciente

Resumo

Em Belo Horizonte (BH)/MG, no Aglomerado da Serra, há o Centro de Saúde (CS) São Miguel Arcanjo (SMA), que oferece acesso à saúde a inúmeros moradores analfabetos. Essa realidade é um desafio da Atenção Primária em Saúde (APS) em relação a esses moradores, pois mesmo sendo eficaz o acesso físico ao CS, a diminuta compreensão individual acerca dos cuidados com a saúde impede a completa acessibilidade ao serviço. Objetivou-se relatar a experiência de uma orientação medicamentosa à paciente analfabeta, realizada por acadêmicos de Medicina. Trata-se de um estudo descritivo, modalidade relato de experiência, realizado em CS em BH/MG, em 2019. No segundo semestre de 2019, uma paciente analfabeta se dirigiu ao CS-SMA, com um quadro ativo de Herpes Zóster. Ela foi acolhida pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e passou por consulta, na qual a médica, percebendo a dificuldade da paciente, solicitou um auxílio na orientação da posologia antiviral (aciclovir: 4 comprimidos, de 4 em 4 horas) e do uso de analgésicos pela paciente, aos acadêmicos de Medicina da disciplina de Práticas de Saúde Coletiva II da FCMMG, que eram estagiários do CS. A estratégia dos alunos foi desenvolver uma caixa específica para os medicamentos da paciente, que possuía cores para cada turno do dia, bem como adesivos e desenhos, indicando o momento de tomar cada medicamento. Durante essa ação, a paciente se mostrou envergonhada, porém, demonstrou muita gratidão pela ajuda. Em conclusão, a intervenção dos acadêmicos, com uso de recursos visuais para pacientes analfabetos, foi essencial para a efetividade do tratamento da paciente, ao otimizar as ações habituais da ESF, com a introdução de uma metodologia que não vinha sendo empregada. Para os alunos, essa vivência contribuiu para a melhor compreensão do processo saúde e doença e aprendizado prático do olhar integral e humanizado à pessoa atendida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Costa Morais de Assis, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Graduanda em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais- BH/MG. 

Bruna Calado Pena, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)

Médica especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo Hospital Odilon Behrens- BH/MG. 

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos