Visita domiciliar para promoção à saúde e prevenção de agravos em lactentes: contribuições da equipe da Estratégia Saúde da Família

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.31080

Keywords:

Estratégia Saúde da Família, Visita Domiciliar, Promoção da Saúde, Doenças Respiratórias

Abstract

Qualitative, exploratory and descriptive research, with the objective of identifying the contributions of the Family Health Strategy team to home visits as a technology for health promotion and prevention of respiratory diseases in infants in Primary Health Care. Conducted with 15 professionals in Santa Catarina, between September and October 2019, using the semi-structured interview, problematizing methodology and Arco de Maguerez. Content analysis gave rise to two categories, one in relation to knowledge and practices, and another on the systematization of home visits. Multiprofessional and intersectoral work was evidenced, recognition of the importance of the visit, and that the risk factors are inherent to the environment and home care. It is concluded that there is a need to qualify professionals for home visits to the infant, with permanent training, so that it strengthens the family bond with the family health teams.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danubia Jacomo da Silva Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná (2013), especialização em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulto (2014), pós-graduação na modalidade de residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil (2016) e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem- modalidade profissional na Universidade Federal de Santa Catarina (2020).

Ana Izabel Jatobá de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1990), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é Professora Associada I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Saúde da Criança e do Adolescente. É membro do Laboratório de pesquisa e tecnologia e inovação na saúde da criança e do adolescente (GEPESCA/UFSC). 

Jane Cristina Anders, Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992), especialização em Enfermagem Hematológica (1996), mestrado em Enfermagem (1999) e doutorado em Enfermagem (2004) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associada I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando na graduação na área de Enfermagem Pediátrica e no Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem - Modalidade Mestrado Profissional. Também desempenhou as funções de Sub-Chefe do Departamento de Enfermagem no período de 2011 à 2013 e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem/UFSC, modalidade Mestrado Profissional. É líder do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA/UFSC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Criança e Adolescente Hospitalizado; Enfermagem Oncológica; Enfermagem Pediátrica e Família; Transplante de Medula Óssea; Segurança do Paciente.

Juliana Coelho Pina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Enfermagem - bacharelado, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)(2004), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/USP (2007), especialização em Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e doutorado em Ciências da Saúde - Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública, pela EERP/USP (2014). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA.

Patrícia Madalena Vieira Hermida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Doutorado em Enfermagem pela UFSC (2016) com pesquisa sobre avaliação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2014 e 2018 (Doutorado e Pós-doutorado). Pesquisadora e Membro Efetivo do Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde (GEASS) desde 2013. 

Isis da Silva Galindo, Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil

Bacharela e licenciada em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-graduada em Terapia Intensiva (2016) pela Universidade Celso Lisboa; mestre em Enfermagem (2018), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-graduada em cuidado intensivo neonatal e pediátrico (FAVENI, 2019). Atualmente é aluna do Doutorado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Published

2021-06-23

Issue

Section

Artigos Originais