ENTENDIMENTO DE PACIENTES SOBRE PARTICIPAÇÃO EM OFICINAS EDUCACIONAIS EM UM AMBULATÓRIO DE ANTICOAGULAÇÃO

Authors

  • Ingrid Silva Bremer de Toledo Universidade federal de Minas Gerais
  • Josiane Moreira Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Caio Batista Fontes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maryellen Martins de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronara Camila de Souza Groia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carla Jorge Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ciomara Maria Pérez Nunes Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Varfarina, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Abstract

Resumo

A varfarina é um anticoagulante comumente utilizado na prática clínica para tratamento e prevenção do tromboembolismo. Devido à grande variabilidade de resposta, faixa terapêutica estreita e possibilidade de interação com outros fármacos, é necessária uma constante monitorização da Relação Normalizada Internacional (RNI). A implementação de Clínicas Especializadas em Anticoagulação (CA) é uma importante estratégia para promover maior segurança no tratamento dos pacientes, manejo da dose do fármaco e orientações quanto a posologia, interações e efeitos adversos. Foram realizadas oficinas educacionais em um ambulatório de anticoagulação de Belo Horizonte (MG), com o intuito de orientar pacientes e acompanhantes acerca do tratamento. O objetivo deste artigo é identificar a compreensão dos pacientes com maior e menor tempo de tratamento na clínica de anticoagulação sobre o tratamento, após a  participação nas oficinas. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, realizado em um hospital público geral, referência em Minas Gerais. Após o oferecimento das oficinas, foi aplicado um questionário semi-aberto não validado para avaliar a compreensão  dos pacientes. Participaram 76 pessoas, das quais 35 compunham o grupo 01, com menos de 01 anos de acompanhamento na clínica, e 29 o grupo 02, com tempo de acompanhamento superior a 01 ano. Os resultados do presente artigo sugerem que as oficinas contribuem para maior entendimento das temáticas abordadas, culminando em mudanças no tratamento, maior segurança e compreensão da necessidade de acompanhamento no ambulatório. Verificou-se que o grupo em acompanhamento há mais tempo possui uma maior prevalência de entendimento, quando comparado ao grupo acompanhado há menos tempo. No entanto, a observação de relatos de dúvidas em ambos os grupos sugere a necessidade da realização contínua de práticas educacionais. Nesse caso, as oficinas podem apresentar-se como uma importante estratégia de aprendizado, compartilhamento de dúvidas e vivências, principalmente para pacientes com menor tempo de acompanhamento ambulatorial.

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Published

2017-01-20

Issue

Section

Artigos Originais

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