ADESÃO AO TRATAMENTO COM PSICOFÁRMACOS: FATORES DE PROTEÇÃO E MOTIVOS DE NÃO ADESÃO AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO

Autores

  • Mauro Sérgio Furtado Souza Grupo Hospitalar Conceição
  • Luciane Kopittke Grupo Hospitalar Conceição

Palavras-chave:

Cooperação do paciente, Adesão ao medicamento, Psicofármacos, Atenção Primária à Saúde, Comunicação em Saúde.

Resumo

A não adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com agravos comuns de saúde mental trazem grande compromisso da qualidade de vida do paciente além de influenciar em outros fragmentos importantes da vida. Intervenções na adesão ao tratamento, por profissionais da atenção primária, além de custo efetivas, reduzem a morbidade, melhoram a qualidade de vida e fortalecem o vínculo do paciente com a atenção primária. Este estudo tem como objetivo buscar as barreiras para adesão medicamentosa e os motivos para adesão. Foram selecionados seis pacientes pertencentes à área de uma unidade de saúde, com uso de psicofármacos, e realizada entrevista para investigação de motivos de barreira e proteção ao uso destes medicamentos. Os motivos de não adesão referidos foram os efeitos adversos, a vontade de não depender do medicamento e a precária comunicação com o prescritor. Como fatores de adesão a motivação pelo resultado, a confiança no prescritor, uma boa comunicação com o prescritor e a família. Sendo assim, percebe-se a necessidade de uma boa relação dos profissionais de saúde com os usuários, através da comunicação, vinculo e educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio Furtado Souza, Grupo Hospitalar Conceição

Graduado Médico pela Universidade Gama Filho (2010), Clinico Geral da Policlinica Militar do Rio de janeiro (2011-2012), Residência de Medicina de Familia e Comunidade GHC (2012-2014), Médico da Estratégia de Saúde da Família em Três Coroas/RS (2014).

Luciane Kopittke, Grupo Hospitalar Conceição

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Mestrado em Ciências Médicas (Farmacologia) pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2004) e Doutorado em Ciências da Saúde, ênfase em Farmacologia e Terapêutica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA (2012). Atualmente é farmacêutica do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição onde atua na Assistência Farmacêutica das Unidades de Saúde e na preceptoria da Residência Integrada em Saúde na ênfase em Saúde da Família e Comunidade. [E docente na Escola GHC no Curso de Técnico de Enfermagem e no Curso de Especialização em Saúde da Família. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, atenção primária em saúde, drogas de abuso e uso racional de medicamentos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Artigos Originais