“PAPO IRADO”: TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM ADOLESCENTES

Authors

  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho Coelho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Karla Corrêa Lima Miranda UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Sara Taciana Firmino Beserra FAMETRO
  • Maria Vilaní Cavalcante Guedes UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Riksberg Leite Cabral PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANAÚ
  • Edna Moraes de Lima PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANAÚ

Keywords:

Adolescente. Educação em Saúde. Promoção da Saúde. Ação Intersetorial.

Abstract

Este relato apresenta a experiência da implantação de uma ação de Educação Popular em Saúde junto a adolescentes – o “Papo Irado”, em Maracanaú-CE. Proposta metodológica interativa de trabalho educativo com adolescentes e jovens que promove a articulação de saberes popular e científico para reelaborar conhecimentos, habilidades e atitudes em uma perspectiva dialógica. Tem configuração de um programa de auditório, realizado trimestralmente com adolescentes da comunidade, além de profissionais dos serviços vinculados à Secretaria de Saúde e Secretaria de Juventude, além de outros parceiros como escolas e centros de convivência social. A cada programa, atividades interativas são produzidas, destacando-se aquelas que possibilitam o desprendimento dos jovens para expressar ideias e envolvimento com a discussão. Os encontros são finalizados com apresentações culturais ao vivo de adolescentes da comunidade, com bandas de pagode, rock, forró, grupos de dança, teatro e recital poesia, de modo a valorizar os talentos e estimular os adolescentes em suas manifestações culturais. Ao longo dos últimos dois anos, foram realizadas oito edições do programa, alcançando cerca de mil jovens, consolidando a estratégia como tecnologia educacional para estimular comportamentos saudáveis através do empoderamento dos jovens e incentivo à participação autônoma dos sujeitos no processo educativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-12-08

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)