O SIGNIFICADO DOS GRUPOS EDUCATIVOS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SÃO SEBASTIÃO, NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS
Keywords:
Hipertensão, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde.Abstract
A HAS é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. A abordagem da doença através de Grupos Educativos constitui uma das mais eficientes maneiras de estimular a adesão ao tratamento e mudanças de hábitos de vida, imprescindíveis para o sucesso terapêutico. O objetivo do presente estudo foi avaliar, através de um estudo qualitativo, o significado dos Grupos Educativos para Hipertensos na Unidade Básica de Saúde de São Sebastião, no município de Juiz de Fora - Minas Gerais. Os resultados obtidos, embora evidenciem vulnerabilidades e deficiências nas atividades preventivas, assim como uma maior importância atribuída à terapia medicamentosa, também reforçaram o importante papel dos Grupos Educativos na construção de hábitos saudáveis e na adesão ao tratamento dos hipertensos na atenção primária à saúde.