A atuação do enfermeiro na educação em saúde no pré-natal: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2023.v26.40521

Palavras-chave:

Papel do Profissional de Enfermagem, Educação em Saúde, Promoção da saúde, Cuidado pré-natal

Resumo

A educação em saúde visa à autonomia dos indivíduos e potencializa o controle sobre sua própria saúde. O enfermeiro possui grande participação nas ações de promoção à saúde como um todo, e não seria diferente no contexto da saúde materno-infantil. É por meio das consultas de pré-natal que o enfermeiro tem a oportunidade de transmitir conhecimentos à gestante e à família, o que pode reduzir riscos inerentes à gestação, parto e pós-parto. Com isso, este estudo teve como objetivo retratar a educação em saúde realizada por enfermeiros na assistência ao pré-natal no Brasil. Foi realizada uma revisão integrativa, com buscas nas bases LILACS, MEDLINE, BDENF, SciIELO e CINAHL no período de novembro a dezembro de 2020. A seleção dos estudos, extração de dados, síntese de dados e avaliação crítica foram realizadas por dois pesquisadores independentes. Um total de 19 artigos preencheu os critérios de elegibilidade e foram incluídos no estudo para categorização. O trabalho evidencia o enfermeiro como ponto chave na educação em saúde à gestante e ressalta a necessidade de capacitação desses profissionais a fim de estimular o diálogo efetivo durante a assistência.

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Biografia do Autor

Franciele Menezes Santana, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada e mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); especialista em Enfermagem na Atenção Primária pela Faculdade Holística (FAHOL). CV: http://lattes.cnpq.br/9475357976855480

Marcela Torres da Silva , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Enfermagem naUniversidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/0184535047891478

Beatriz Carvalho Ferreira , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada e mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora voluntária na Universidade Federal de Sergipe. CV: http://lattes.cnpq.br/8211151639966868

Rayanne Conceição dos Santos , Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/0079484692656330

Alice Cardoso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/0733676924692204

Isla Evellen Santos Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada e mestranda em Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora voluntária Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/3044574274151508

Rosemar Barbosa Mendes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada e mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com pós-doutorado em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), Portugal. Professora Adjunto na Universidade Federal de Sergipe (UFS). CV: http://lattes.cnpq.br/4669712196934544

José Marcos de Jesus Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). CV: http://lattes.cnpq.br/0457589079578916

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Publicado

2024-01-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão