As doenças crônicas não transmissíveis sob a ótica de um projeto de extensão universitária: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2022.v25.37670Palavras-chave:
Educação em Saúde, Adolescência, Corpo Humano, Promoção da Saúde, Doenças Crônicas não TransmissíveisResumo
Consideradas o maior problema global de saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são a causa de grande parte das morbimortalidades no Brasil atualmente e possuem fatores de risco comuns, o que possibilita uma abordagem preventiva semelhante. Sabendo que a escola é um local fundamental para promoção em saúde, este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária que foi realizado com alunos do ensino fundamental, em duas escolas públicas do município de Juiz de Fora – MG, nos anos de 2018 e 2019. Foram realizadas palestras expositivas e dinâmicas sobre os sistemas do corpo humano e a sua relação com as DCNT, tendo sido aplicado um questionário, no início e fim da intervenção, a fim de avaliar o desempenho e compreensão dos alunos. Foram feitas estatísticas descritivas com valores absolutos, mínimos e máximos, médias e porcentagens. Após isso, foi possível constatar que os alunos obtiveram uma melhora significativa do desempenho não apenas no questionário, mas também no âmbito social, pois foi perceptível a troca de saberes entre alunos e acadêmicos, o que proporcionou um ambiente dinâmico e favorável para o aprendizado.