Qualificação do internato curricular de alunos de medicina em gestão pública da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.35387

Palavras-chave:

Educação Médica, Gestão em Saúde, Saúde Pública

Resumo

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe a necessidade de formar profissionais cuja atuação fosse coerente com seus princípios. Em 2001, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Medicina estabeleceram habilidades e competências necessárias aos médicos para concretizar esses princípios e, em 2014, incluíram a Gestão em Saúde, junto à Atenção e Educação em Saúde, como área da formação médica. O presente estudo objetivou sistematizar e qualificar o Internato Curricular de alunos de Medicina na gestão pública regional de saúde. Trata-se de um estudo de intervenção em um cenário de integração ensino-serviço, desenvolvido com 27 alunos de agosto a outubro de 2020. Os instrumentos de avaliação utilizados foram situações-problema referentes a contratos, regulação e auditoria médica e relatório de estágio. Após o estágio, observamos: aumento da capacidade em resolver questões-problema envolvendo gestão, interesse em temas menos conhecidos como contratos e auditoria médica e habilidade para sugerir propostas de superação dos nós críticos identificados. Acredita-se que a integração ensino-serviço-gestão é útil para auxiliar o desenvolvimento de competências preconizado pelas DCN, traçado pela universidade e esperado pelo SUS, nessa área.

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Biografia do Autor

Iliane Rezer Bertão, Universidade Franciscana (UFN)

Graduada em Medicina e Especialista em Geriatria. Professora do Curso de Medicina, disciplina Gestão em Saúde da Universidade Franciscana. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3364110845420676

Maria Elizabeth Gastal Fassa, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestra em Ciências. Doutoranda na Faculdade de Enfermagem daUniversidade Federal de Pelotas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749298533864520

Elaine Tomasi, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Ciências. Doutoranda na Faculdade de Enfermagem daUniversidade Federal de Pelotas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749298533864520

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Publicado

2022-04-05

Edição

Seção

Artigos Originais