A educação permanente no âmbito da saúde mental e o médico atuante na atenção primária

Autores

Palavras-chave:

Saúde mental, Atenção primária, Educação permanente, Médico

Resumo

O presente estudo buscou compreender o processo de Educação Permanente em Saúde (EPS) sob a perspectiva do médico atuante na Atenção Primária (APS), no âmbito da Saúde mental. Para tanto foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, descritivo, na qual por meio de entrevistas com médicos atuantes na APS de um município do estado de Alagoas/Brasil, se produziu dados, cujo corpus foi tratado a partir da aplicação da análise temática de conteúdo. A EPS foi percebida pelos profissionais médicos como uma prática formativa necessária e importante a atuação, capaz preencher lacunas ou deficiências da formação, proporcionando transformações no cuidado em saúde mental. No entanto, também se reconhece que a EPS não é um processo instituído no cotidiano da atuação médica, sendo esse contexto, no âmbito da saúde mental, vinculado ao desinteresse da gestão em propor atualizações. Desta forma, se faz necessário repensar o processo EPS na APS, no tocante a saúde mental, de modo que sua efetivação seja capaz de proporcionar transformações a atuação médica, produzindo um cuidado em saúde mental integral e com qualidade.

 

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Biografia do Autor

Mayara Nakiria Tavares da Rocha Calheiros, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (ufal). CV: http://lattes.cnpq.br/9224094564134074

Rozangela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Clínica Médica. Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  CV: http://lattes.cnpq.br/7961962447769999

Karini Vieira Menezes de Omena, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologia. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). CV: http://lattes.cnpq.br/4315400664194768

David dos Santos Calheiros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Doutor em Educação Especial. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). CV: http://lattes.cnpq.br/1819644719345037

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Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos Originais