Visitas domiciliares e diagramação familiar na Atenção Primária à Saúde: reflexões de estudantes participantes do PET-Saúde Interprofissionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34915

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Educação superior, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: Descrever as reflexões de graduandos participantes do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) sobre a experiência de inserção na Atenção Primária em Saúde por meio da realização de visitas domiciliares e diagramação familiar. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida em município do interior do estado de Mato Grosso, que teve por população estudantes de cursos de graduação em saúde participantes do PET-Interprofissionalidade. Resultados: Participaram da pesquisa oito estudantes distribuídos entre os cursos de biomedicina, educação física, enfermagem e farmácia com idade entre 19 e 34 anos, a maioria do sexo feminino. A partir da análise dos achados surgiram três categorias: percepções sobre as visitas domiciliares, reflexões sobre a diagramação familiar para o trabalho na atenção primária em saúde e aprendizagem compartilhada e trabalho em equipe. Considerações finais:  O desenvolvimento das atividades demostrou positivos resultados frente a imersão na comunidade e no trabalho em equipe, consistiu em incentivo para a formação de profissionais mais humanizados e qualificados.

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Biografia do Autor

Priscilla Nicácio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestra em Enfermagem na Universidade de Brasília, Professora Assistente II do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso ((UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/7712497807820394

Juliana Gonçalves Camilo Peres, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/4662133714307195

Anna Júlia Fernandes Figueiredo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Biomedicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/1199003057002409

Lauânne Gomes Purificação, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/2825374304956086

Gabriel Moreira Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduando em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/2552986406551976

Raryane Indridy Gonçalves Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Biomedicina na Universidade Federal de Mato Grosso -  Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/3256150252438408

Amanda Alcântara Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/9413597005728174

Eliane Augusto Ndiaye, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Titular do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus do Araguaia. CV: http://lattes.cnpq.br/8416760768496387

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Publicado

2022-01-29

Edição

Seção

Artigos Originais