Doenças raras e práticas de Saúde Coletiva: relato de experiência na formação médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.34798

Palavras-chave:

Doenças Raras, Atenção Primária à Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Relatos de Casos

Resumo

Tendo-se em vista a crescente preocupação relacionada às doenças raras, objetivou-se refletir sobre sua abordagem no contexto da Atenção Primária à Saúde. Foram conduzidas atividades de tutoria em um curso de Medicina da região Sul do Brasil, por meio de visitas domiciliares a C.D.P., 60 anos, sexo feminino, branca, casada e com diagnóstico de leucodistrofia metacromática. Para além do contexto familiar vulnerável, que impossibilita a aquisição de medicamentos e um maior cuidado domiciliar, foram observadas fragilidades quanto à garantia de assistência e o cuidado adequado, medidas de reabilitação, alívio de sintomas e apoio psicológico. A partir da problematização proporcionada pela proposta interdisciplinar de ensino foi possível realizar uma integração dos saberes, incluindo a troca de experiências e o exercício de práticas transformadoras. A experiência refletiu positivamente na formação médica, possibilitando a interlocução de conhecimentos teórico-práticos na perspectiva do cuidado humanizado, incluindo a abordagem às pessoas com doenças raras, de modo a garantir a integralidade, demonstrando, assim, a necessidade de abordar o atendimento também na Atenção Primária à Saúde e não apenas em serviços especializados.

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Biografia do Autor

Karine Bedin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Medicina. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó/SC. CV: http://lattes.cnpq.br/3397731199366007

Maria Joana Carvalho e Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduada em Medicina. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó/SC. CV: http://lattes.cnpq.br/1130661643070361

Paulo Henrique Guerra, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó/SC. CV: http://lattes.cnpq.br/9346136772918426

Jane Kelly Oliveira Friestino, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Saúde Coletiva -pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó/SC. CV: http://lattes.cnpq.br/7470285226394766

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Publicado

2022-06-22

Edição

Seção

Relatos de Experiência