Método clínico: como ser profissional de saúde no século XXI

Autores

  • Ricardo Rocha Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Sérgio Henrique de Oliveira Botti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) https://orcid.org/0000-0001-8700-4976

Palavras-chave:

Profissional de saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação em saúde, Procedimentos Clínicos

Resumo

Quando entramos na graduação de profissões da saúde, nosso principal objetivo é nos tornarmos profissionais. Logo ao chegar à faculdade, ainda nos primeiros dias, percebemos que o ensino é fundado nas ciências da saúde e não no exercício das profissões. E mesmo quando chegamos ao final da formação, constatamos, ainda, que a escola não nos prepara para exercermos a profissão. Tudo parece funcionar como um curso de ciclismo, cujo principal objetivo é transformar a pessoa num bom ciclista. Estudamos, em sequência temporal, os mínimos detalhes dos materiais usados na fabricação de bicicleta; das tintas utilizadas; da física do movimento escalar e circular, necessários para pedalar; das posições e posturas corporais para o ciclismo; dos tipos de ciclismos existentes; e da relação humana, social e política que a prática de ciclismo envolve. Todos podemos perceber que, alguém que não saiba andar de bicicleta, que frequente com assiduidade e interesse esse curso, ao se graduar com notas excelentes, vai pegar uma bicicleta, tentar andar e cair. Há alguma dúvida?

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Biografia do Autor

Ricardo Rocha Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Sérgio Henrique de Oliveira Botti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor do Departamento de Medicina Geral da Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO.

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Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Tribuna

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