Construção do Projeto Terapêutico Singular: experiência educacional de graduandas na Atenção Básica

Autores

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Prática em Medicina de Família, Atendimento Integral, Cuidados Integrais de Saúde, Educação profissional em Saúde Pública

Resumo

Objetivando proporcionar aos graduandos de Medicina uma visão integral do usuário e olhar crítico para a realidade da comunidade, a disciplina de Saúde da Comunidade realiza a inserção destes desde o primeiro período nas Unidades Básicas de Saúde, a partir de atividades como o Projeto Terapêutico Singular. Objetivou-se, neste trabalho, vivenciar o contato direto com a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a fim de observar o fluxo assistencial na prática e entrevistar usuários e profissionais da rede, além de realizar um estudo de caso de (Sra. R.). Os cenários das práticas foram uma unidade ESF, a residência de R. e outros serviços de saúde em rede. As ferramentas de pesquisa utilizadas foram o diário de campo e bibliografias, com tutoria docente. A construção do projeto baseou-se inicialmente em análises de prontuários, rodas de conversa com a equipe e com a usuária, a fim de compreender suas vulnerabilidades, potências de vida, bem como estabelecer, em conjunto, propostas de ação para suas problemáticas. Posteriormente, foram feitas tutorias com os docentes para a consolidação dos dados coletados e estabelecimento de pontos-chave para a apresentação coletiva do projeto. Em conclusão, a vivência precoce na ESF pelas graduandas permitiu conhecer os desafios existentes nos serviços e compreender a realidade com que irão se deparar ao ingressarem no campo de trabalho como profissionais no SUS. Ademais, possibilitou uma visão acadêmica que ultrapassa os aspectos clínicos, amplia seu escopo para conexões dos territórios existenciais e alcança as subjetividades e complexidades do indivíduo, a partir da construção de um projeto terapêutico em que usuário não deve ser considerado um objeto, e sim ator de seu próprio processo de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Vago, Universidade Federal do Rio de Janeiro, câmpus Macaé (UFRJ-MACAÉ)

Graduanda em Medicina.

Larissa Santiago de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, câmpus Macaé (UFRJ-MACAÉ)

Graduanda em Medicina.

Daniel Emílio da Silva Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro, câmpus Macaé (UFRJ-MACAÉ)

Doutorando em Psicossociologia e Ecologia Social pela UFRJ, Mestre em Saúde Pública e Graduado em Farmácia pela UFMG.

Helvo Slomp Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé (UFRJ-MACAÉ)

Médico e Mestre em Neurociência (2004) pela pela UFPR, Doutor em Medicina pela UFRJ. Especialista em Homeopatia, Psiquiatria, Gestão da Clínica com ênfase nas Redes de Atenção à Saúde e em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde . Professor Adjunto do Curso de Medicina da UFRJ / campus Macaé.

Karla Santa Cruz Coelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé (UFRJ-MACAÉ)

Doutora e Mestra em Epidemiologia, área de saúde coletiva pela UERJ. Residência médica em Medicina de Adolescentes pela UERJ. Graduada pela UFF em medicina. MBA em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública. Pós doutoranda pelo EICOS na UFRJ em curso. Professora Associada do Curso de Medicina da UFRJ/ campus Macaé.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)