Relato de experiência sobre o portfólio como instrumento de feedback para aperfeiçoamento discente e docente

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Médica, Feedback Formativo, Avaliação Educacional

Resumo

O portfólio é um instrumento metodológico de avaliação e formação por meio de feedback docente, que objetiva acompanhar a aprendizagem, avaliar habilidades clínicas e competências, possibilitar o desenvolvimento profissional continuado e estimular a reflexão. Em relação à apreciação, Beatriz et al. (2010) afirmam que a avaliação pode ser baseada na vivência adquirida, capacidade de reflexão e agregação de conhecimentos. A produção de portfólios é consoante com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (2014). Objetivou-se refletir sobre o portfólio enquanto instrumento de feedback para aperfeiçoamento discente e docente. Esse trabalho se trata de relato de experiência, realizado por discentes e docentes de instituição de ensino superior, sobre a confecção de portfólio e sua utilização enquanto forma de avaliação discente e feedback discente e docente. Através do relato de experiência, notou-se que o portfólio é utilizado como instrumento avaliativo na unidade curricular na Integração Ensino Comunidade, percorrendo transversalmente o curso de medicina. Apresentado como webfólio em plataforma educacional online é apreciado, primeiramente, de forma formativa e, posteriormente, somativa. Os critérios são apresentados aos estudantes e contemplam a descrição das situações vivenciadas nas práticas, bem como a análise crítica, reflexiva e fundamentada da realidade presenciada. Portanto, o portfólio registra a evolução do estudante cognitivamente, bem como possibilita o feedback para o docente quanto ao cumprimento dos objetivos de ensino-aprendizagem. Oferece uma forma complementar de interação aluno-docente, permitindo aprendizado sobre a dimensão do que o aluno efetivamente conseguiu integrar de conhecimentos teóricos-práticos. O desafio está no tempo requerido para apreciação dos portfólios, as distintas interpretações discentes e docentes sobre a utilização desse instrumento, apesar de critérios bem estabelecidos. Ainda, este depende do interesse e de características individuais dos discentes, além de um feedback apropriado e detalhado do docente, visando permitir a melhor compreensão do aluno quanto sua caminhada ao longo da graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Fernanda Fonseca, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba/PR

Graduanda em Medicina (11º período) da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Leonardo de Souza Cardoso, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba - PR

Acadêmico de Medicina cursando o Internato Médico (11º período) pela Faculdades Pequeno Príncipe (com início em fevereiro/2016 e previsão de término em dezembro/2021). Representante do grupo do internato médico. Colunista dos portais Sanarmed e Academia Médica. Atendente na Central de Informações ao Coronavírus do Hospital do Trabalhador em Curitiba (julho/2020-agosto/2020). Voluntário na coleta de exames para pesquisa de coronavírus no Drive Thru do Hospital Oswaldo Cruz em Curitiba (julho/2020-agosto/2020). Atendente na Central de Informações do Combate ao Coronavírus da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (abril/2020-julho/2020). Ligante da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LiAMFa) da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar) (agosto/2019-novembro/2019). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Faculdades Pequeno Príncipe e Fundação Araucária, com desenvolvimento de linha de pesquisa "Genética e Câncer" (rastreamento da mutação R337h do gene TP53) no Instituto de Pesquisa Pequeno Príncipe (IPPP) (maio/2017-outubro/2018). Monitor de Farmacologia para turma do 2º período do Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe (março-junho/2017), de Anatomia e Fisiologia para turma do 1º período do Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe (março-julho/2018), e de Emergências Pediátricas para turma do 5º período do Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe (agosto/2018-novembro/2018).

Vanessa Cristine Ribeiro Fredrich, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba - PR

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2013) e concluiu Programa de Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atualmente é promotor de saúde profissional - Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e professor especialista - Faculdades Pequeno Príncipe. Mestrado em Ensino das Ciências da Saúde em andamento. Tem experiência na área de Clínica Médica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância em saúde, populações vulneráveis e diversidade na medicina, educação em saúde, metodologias ativas, racismo na medicina, saúde da população negra.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos