Relato de experiência sobre o portfólio como instrumento de feedback para aperfeiçoamento discente e docente
Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação Médica, Feedback Formativo, Avaliação EducacionalResumo
O portfólio é um instrumento metodológico de avaliação e formação por meio de feedback docente, que objetiva acompanhar a aprendizagem, avaliar habilidades clínicas e competências, possibilitar o desenvolvimento profissional continuado e estimular a reflexão. Em relação à apreciação, Beatriz et al. (2010) afirmam que a avaliação pode ser baseada na vivência adquirida, capacidade de reflexão e agregação de conhecimentos. A produção de portfólios é consoante com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (2014). Objetivou-se refletir sobre o portfólio enquanto instrumento de feedback para aperfeiçoamento discente e docente. Esse trabalho se trata de relato de experiência, realizado por discentes e docentes de instituição de ensino superior, sobre a confecção de portfólio e sua utilização enquanto forma de avaliação discente e feedback discente e docente. Através do relato de experiência, notou-se que o portfólio é utilizado como instrumento avaliativo na unidade curricular na Integração Ensino Comunidade, percorrendo transversalmente o curso de medicina. Apresentado como webfólio em plataforma educacional online é apreciado, primeiramente, de forma formativa e, posteriormente, somativa. Os critérios são apresentados aos estudantes e contemplam a descrição das situações vivenciadas nas práticas, bem como a análise crítica, reflexiva e fundamentada da realidade presenciada. Portanto, o portfólio registra a evolução do estudante cognitivamente, bem como possibilita o feedback para o docente quanto ao cumprimento dos objetivos de ensino-aprendizagem. Oferece uma forma complementar de interação aluno-docente, permitindo aprendizado sobre a dimensão do que o aluno efetivamente conseguiu integrar de conhecimentos teóricos-práticos. O desafio está no tempo requerido para apreciação dos portfólios, as distintas interpretações discentes e docentes sobre a utilização desse instrumento, apesar de critérios bem estabelecidos. Ainda, este depende do interesse e de características individuais dos discentes, além de um feedback apropriado e detalhado do docente, visando permitir a melhor compreensão do aluno quanto sua caminhada ao longo da graduação.