Educação em Saúde melhorando a adesão ao uso de insulina em pacientes com Diabetes Mellitus

Autores

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Saúde Rural

Resumo

As doenças crônicas, como o Diabetes Mellitus (DM), são consideradas um problema de Saúde Pública, atingindo 8% da população mundial. O DM resulta em graves complicações micro e macrovasculares, como, principalmente, as doenças cardiovasculares, principal causa de mortalidade no Brasil. Uma das formas de prevenir estas complicações é por meio da terapêutica medicamentosa e não medicamentosa. Porém, 30% dos pacientes com prescrição de insulina não a utilizam por motivos diversos, como o medo da agulha. Percebe-se a educação em saúde como importante estratégia de adesão ao uso da insulina, bem como de promoção da autonomia, conhecimento e conscientização do paciente perante sua doença e seu tratamento. Objetiva-se apresentar as estratégias educativas para a adesão ao tratamento com insulina em pacientes com DM no Brasil. Esse estudo se trata de uma revisão integrativa sobre a temática Educação em Saúde como forma de melhorar a adesão à insulina no tratamento de DM. Seis artigos foram incluídos para a revisão final e analisados criticamente por meio de instrumento desenvolvido pelos autores desta revisão. Após análise minuciosa, emergiram duas categorias: Estratégias pedagógicas em saúde e Formas de Abordagem ao paciente na Educação em Saúde. Evidenciou-se o emprego de metodologias, tanto tradicionais quanto ativas, na pesquisa realizada. Porém, a falta da descrição detalhada das estratégias educativas empregadas nesses estudos dificulta tanto a análise crítica quanto a sua replicação. Além disso, percebeu-se a falta de utilização de simuladores-manequins que auxiliem na aprendizagem da aplicação de insulina. Apesar de todos os esforços, principalmente da área da enfermagem, o investimento em recursos humanos e no desenvolvimento de ferramentas educativas pensadas andragogicamente é primordial para melhorar e aumentar a adesão ao uso da insulina no Brasil.

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Biografia do Autor

Laura Fernanda Fonseca, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba/PR

Acadêmica do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba/PR.

Leonardo de Souza Cardoso, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba/PR

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) – Curitiba - PR.

Vanessa Cristine Ribeiro Fredrich, Faculdades Pequeno Príncipe , Brasil

Especialização - Residência médica pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2016)
professora especialista do Faculdades Pequeno Príncipe , Brasil.

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Publicado

2021-06-01

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