Metodologia ativa – problemas e soluções no âmbito da Gestão em Saúde

Autores

  • Joyce Ramos Fernandes UNIFAGOC - Centro Universitário Governador Ozanam Coelho https://orcid.org/0000-0002-0522-8042
  • Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira Faculdade Ubaense Ozanam Coelho https://orcid.org/0000-0002-4327-5480
  • France Araújo Coelho Faculdade Governador Ozanan Coelho , Brasil
  • Ariane Costa Rivelli Nogueira UNIFAGOC - Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Gestão da Qualidade, Administração de Serviços de Saúde, Política de Saúde

Resumo

A disciplina Planejamento e Gerência em serviços de saúde, do curso de Medicina da UNIFAGOC (Centro Universitário Governador Ozanam Coelho), propõe aos alunos uma metodologia ativa que consiste em trazer para a sala de aula problemas de gestão em saúde. O perfil do novo profissional, requerido pelas reformas curriculares dos cursos de saúde, é o perfil mais crítico, reflexivo e humano para atuar em todos os níveis da atenção à saúde. As metodologias ativas propõem desafios práticos e, assim, há uma articulação entre a faculdade e a comunidade. Objetivou-se relatar a experiência dos discentes na metodologia ativa proposta, fazendo com que os alunos tragam para a sala de aula os problemas de gestão em saúde vivenciados na prática e procurem soluções viáveis para essas situação-problema. Trata-se da vivência de 5 turmas de alunos do 8º período de Medicina UNIFAGOC, Ubá-MG, ocorrida entre fevereiro de 2018 e julho de 2020. A metodologia ativa consiste em dividir a sala em grupos - cada grupo deve escolher 6 situações que vivenciou na prática, durante os 8 períodos que teve aulas em ambientes como hospitais e unidades de saúde. Após relatar o problema, os grupos deveriam descrever as causas, as consequências, apontar os responsáveis, prever resultados e propor um plano de ação e um prazo razoável para que a situação fosse resolvida. Um dos problemas deveria ser apresentado em aula e o plano de ação para resolução deveria ser discutido e solucionado. Em conclusão, acredita-se que esta vivência possa contribuir para melhor formação técnica, científica e humana dos estudantes de Medicina, bem como levá-los a compreenderem que as organizações de saúde devem elaborar o planejamento estratégico, que é uma ferramenta facilitadora da gestão por resultados, através do cumprimento de metas organizacionais, melhorando os processos de trabalho e garantindo a qualidade da assistência prestada.

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Biografia do Autor

Joyce Ramos Fernandes, UNIFAGOC - Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

Acadêmica de Medicina da UNIFAGOC.

Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira, Faculdade Ubaense Ozanam Coelho

Mestrado Profissional em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2018)
Docente da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho , Brasil.

France Araújo Coelho, Faculdade Governador Ozanan Coelho , Brasil

Mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2014)
Professora da Faculdade Governador Ozanan Coelho , Brasil.

Ariane Costa Rivelli Nogueira, UNIFAGOC - Centro Universitário Governador Ozanam Coelho

Médica formada pelo UNIFAGOC - Centro Universitário Governador Ozanam Coelho.

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Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Resumos