O “ser homem” nos serviços oferecidos pela Estratégia Saúde da Família: olhar do usuário
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.33185Palavras-chave:
Saúde do Homem. Estratégia Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde.Resumo
O trabalho buscou identificar o conhecimento do usuário e suas propostas acerca da oferta de serviços específicos à saúde do homem na Atenção Básica, tema de poucos estudos publicados. Foram entrevistados 101 homens nas 14 equipes da Estratégia Saúde da Família da zona urbana de um município do Estado de Minas Gerais. Utilizou-se a técnica de Análise Temática. Identificou-se insatisfação com o tempo de espera para o atendimento, marcação de consultas; falta de empatia dos profissionais de saúde; criticou-se a ausência de ações de promoção à saúde, divulgação de campanhas, falhas na administração pública e busca ativa para serviços em saúde do homem; a questão de gênero refletiu o contexto social do “ser homem”, sendo o serviço de saúde tradicionalmente organizado na perspectiva materno-infantil, o que marginaliza o público-alvo e não contempla as dimensões da masculinidade.