Educação permanente como ferramenta estratégica para melhoria dos indicadores de busca ativa dos sintomáticos respiratórios de tuberculose em uma unidade de saúde da família no município de Guarulhos - SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.32464

Palavras-chave:

tuberculose, educação permanente, atenção primária à saúde, saúde pública

Resumo

OBJETIVO: demonstrar a efetividade da educação permanente na busca ativa dos sintomáticos respiratórios. MÉTODO: pesquisa-ação de abordagem descritiva quantitativa realizada no ano de 2017. Os dados foram coletados dos registros laboratoriais e do livro de registro dos sintomáticos respiratórios por área da estratégia de saúde da família. Após a identificação da fragilidade foi realizada a capacitação e reflexão crítica por meio de problematizações temáticas. RESULTADOS: mudanças consideráveis ocorreram nos indicadores da UBS, verificados com o aumento expressivo das coletas de escarro e do registro dos interrogados de sintomáticos respiratórios. CONCLUSÃO: com aumento de 241,8% no total de coletas na unidade foi possível verificar a melhoria na identificação dos sintomáticos, tratamento em tempo adequado dos portadores da doença e promoção de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Paroche de Matos, Universidade Nove de Julho

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração – Gestão dos Sistemas de Saúde (2019) pela Universidade Nove de Julho, cursando especialização em Docência em Ciências da Saúde (2020), especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família (2018), especialista em Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde (2016), graduado em Odontologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2011).

Lílian Ambrozina Tavares Oliveira, Prefeitura de Guarulhos

Graduada em enfermagem pela Universidade Nove de Julho, enfermeira da família na Prefeitura Municipal de Guarulhos

Ana Freitas Ribeiro, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1986), residência em medicina preventiva e social na Escola Nacional de Saúde Pública- FIOCRUZ-RJ (1989). Finalizou o mestrado (1999) e doutorado (2015) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo-USP. Fez doutorado, com período sanduiche CNPQ, no Centers for Disease, Control and Prevention nos Estados Unidos, durante 4 meses (2013). Foi diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2007 a 2014. Atualmente é professora do Mestrado Profissional de Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho, professora da Faculdade de Medicina Universidade Municipal de São Caetano do Sul e médica sanitarista da Prefeitura Municipal de São Paulo, comissionada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, coordenadora do Serviço de Epidemiologia.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais