Educação permanente como ferramenta estratégica para melhoria dos indicadores de busca ativa dos sintomáticos respiratórios de tuberculose em uma unidade de saúde da família no município de Guarulhos - SP
DOI:
https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.32464Palavras-chave:
tuberculose, educação permanente, atenção primária à saúde, saúde públicaResumo
OBJETIVO: demonstrar a efetividade da educação permanente na busca ativa dos sintomáticos respiratórios. MÉTODO: pesquisa-ação de abordagem descritiva quantitativa realizada no ano de 2017. Os dados foram coletados dos registros laboratoriais e do livro de registro dos sintomáticos respiratórios por área da estratégia de saúde da família. Após a identificação da fragilidade foi realizada a capacitação e reflexão crítica por meio de problematizações temáticas. RESULTADOS: mudanças consideráveis ocorreram nos indicadores da UBS, verificados com o aumento expressivo das coletas de escarro e do registro dos interrogados de sintomáticos respiratórios. CONCLUSÃO: com aumento de 241,8% no total de coletas na unidade foi possível verificar a melhoria na identificação dos sintomáticos, tratamento em tempo adequado dos portadores da doença e promoção de saúde.