Análise do campo da Atenção Básica à luz da teoria de Pierre Bourdieu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2020.v23.29026

Palavras-chave:

acolhimento, atenção b´ásica em saúde, vigilância em saúde, cuidado centrado no paciente

Resumo

Objetivo: apresentar aspectos estruturais, relacionais e prescritivos do campo da Atenção Básica e ressignificar o acolhimento como estratégia de vigilância em saúde para produção do cuidado. Metodologia: estudo descritivo, com abordagem qualitativa delineado pela observação sistemática, cuja análise dos dados foi realizada à luz da teoria de Pierre Bourdieu. Resultados: os diferentes aspectos observados permitiu compreender a lógica de organização, funcionamento e as fragilidades existentes no campo. Por sua vez, através do acolhimento identificado foi possível estabelecer sentido sobre a prática em saúde instituída pelos profissionais. Conclusão: o olhar sobre a Atenção Básica permitiu ressignificá-la como um campo, sendo possível observar que ela é conformada por regras que a orientam e dão sentido à sua existência. No que tange ao acolhimento, observou-se formas distintas de perceber e utilizá-lo, em que esse não emergiu no estudo como estratégia de vigilância em saúde para produção do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarciso Feijó da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 Enfermeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Graduado em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá.

Helena Maria Scherlowski Leal David, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora titular do Departamento de Enfermagem de Ssaúde Ppública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Católica de Petrópolis.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)