Avaliação da prescrição e perfil de utilização de medicamentos antimicrobianos pela rede pública municipal de saúde de Encanto, RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2021.v24.28889

Palavras-chave:

Farmacoepidemiologia, Uso racional de medicamentos, Atenção primária à saúde

Resumo

Os antimicrobianos são uma classe de medicamentos capaz de inibir ou matar bactérias, fungos e protozoários mediante interações com estruturas dos micro-organismos. A crescente resistência microbiana a esses medicamentos decorrente de seu uso indiscriminado se constitui como um dos problemas de saúde pública mais relevantes da atualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a prescrição e o perfil de utilização de antimicrobianos na Farmácia Básica de Encanto/RN. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo do tipo descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado no período de julho de 2018 a janeiro de 2019. Foram entrevistados 100 usuários selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram a prevalência de pessoas do sexo feminino (70%), casadas ou em união estável (66%), com faixa etária entre 31 e 60 anos (60%).  A maioria dos entrevistados tinham baixa escolaridade (45%) e renda familiar de um salário mínimo (41%). Os antimicrobianos dispensados com maior frequência foram amoxicilina (34,6%), ciprofloxacino (25,0%) e azitromicina (22,1%). Com relação às inconformidades das prescrições, 38% apresentaram falta de dados, sendo a mais recorrente a ausência da duração do tratamento. Foram identificadas possíveis interações medicamentosas em 9% das prescrições. Os resultados apresentados evidenciam a importância da atuação do farmacêutico na farmácia comunitária, tanto na sensibilização dos prescritores com relação à escolha e prescrição adequada destes medicamentos quanto na orientação dos pacientes com vistas à promoção do uso racional de antimicrobianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Clébison Chaves Lopes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós-graduando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Centro Universitário Dom Pedro II. Farmacêutico na Farmácia Básica do município de Itaú-RN. 

Fernando de Sousa Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Docente da Universidade Federal de Campina Grande, mestre e doutor em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos Originais