Planejamento estratégico na Atenção Primária em Saúde

Autores

  • Amanda Ramos Berti Guilhen Calvo Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA https://orcid.org/0000-0001-9672-190X
  • Luzmarina Aparecida Doreto Bracciali Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA https://orcid.org/0000-0002-9622-8629
  • Gilson Caleman Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
  • Maria José Sanches Marin Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA https://orcid.org/0000-0001-6210-6941
  • Edinalva Neves Nascimento Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

DOI:

https://doi.org/10.34019/1809-8363.2019.v22.16907

Palavras-chave:

planejamento estratégico em saúde, saúde, gestão, planejamento.

Resumo

Objetivo: Analisar a construção de um projeto de intervenção com os gestores municipais de saúde e suas equipes, a partir de um problema relevante para eles. Método: Utilizou-se a ferramenta de gestão do PES, proposta por Carlos Matus, com os momentos: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Participaram 32 trabalhadores da Atenção Primária a Saúde. A coleta de dados foi realizada durante 12 encontros quinzenais nos meses de dezembro de 2017 a maio de 2018. Resultados e Discussão: Priorizados pelos participantes o problema: falta de organização do processo de trabalho na Atenção Primária a Saúde; os descritores: Descritor 1: 90% dos servidores municipais não tem capacitação para trabalhar na atenção primária à saúde; Nó crítico1: não existe um espaço coletivo de discussão de problemas e ações; Intervenção: criação de um espaço em cada equipe da APS para discussão dos problemas por meio da Educação Permanente em Saúde e Descritor 2: não aplicação/ elaboração de protocolos que orientem os serviços, sobretudo na unidade; Nó crítico 2: não existência de protocolos na atenção primária à saúde; Intervenção: Disponibilizar recursos para os profissionais se apropriarem dos conceitos e práticas para construção de protocolos. Considerações Finais: Gestores e equipes construíram o planejamento utilizando a ferramenta do PES com momentos de divergências de ideias, porém, houve fortalecimento do vínculo, tanto no processo de trabalho, como na convivência e na construção de intervenções.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Ramos Berti Guilhen Calvo, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Aluna regular no Programa de Pós-graduação stricto Sensu – Mestrado Profissional Ensino em Saúde pela FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília) (2017). Pós-graduada em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) (2018). Pós-graduada em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde com ênfase na Gestão Estadual - UFF (Universidade Federal Fluminense) (2017). Pós-graduada em Auditoria em Serviços de Saúde - Faculdades ESEFAP (2010). Possui graduação em Enfermagem – Faculdades ESEFAP (2008). 

Luzmarina Aparecida Doreto Bracciali, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Doutora em Ciências pela EEUSP – SP. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina de Marília.

Gilson Caleman, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Professor na Faculdade de Medicina de Marília, curso de Medicina e Enfermagem, Marilia, São Paulo, Brasil.

Maria José Sanches Marin, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Doutora em Enfermagem e docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina de Marília.

Edinalva Neves Nascimento, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Tutora da Faculdade de Medicina de Marília , Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)